Delegado Sindical

Para que um sindicato seja realmente forte, atuante e independente, é preciso contar com uma base organizada.
Foi pensando nisso que a diretoria do Sindser, já em 1997, se comprometeu com a eleição e a preparação de delegados sindicais. Juntamente com a realização dos nossos Cursos de Formação, iniciados em 1998, demos um importante passo para o fortalecimento do sindicato através da base, que é quem dá sustentação a nossas lutas.

Os delegados são o elo de ligação mais forte entre o local de trabalho e nós, seus representantes. Colaboram para que as dúvidas, questionamentos e propostas apresentadas pelas diversas categorias cheguem de forma ágil à diretoria do sindicato. Ao mesmo tempo, facilitam que as decisões, discussões e encaminhamentos aprovados em assembleias, bem como as estratégias traçadas pela diretoria do Sindser, cheguem mais rapidamente ao conhecimento de todo companheiro.

Novas lideranças sindicais não surgem da noite para o dia. Daí a importância de investirmos na capacitação e renovação dos quadros do SINDSER: por acreditarmos na atuação dos delegados eleitos, oferecemos a eles a oportunidade de freqüentar nossos Cursos de Formação, capacitando-os para melhor representarem nossa base.

Eis o real significado de ser um delegado sindical: ajudar a organizar nossa luta cotidiana e contribuir para que o Sindser esteja presente no dia-a-dia de todos os trabalhadores representados.

Delegado Sindical ????? O que é isso?

È você, trabalhador sindicalizado que representa os companheiros de seu local de trabalho junto ao nosso SINDSER. É o companheiro que traz as notícias do sindicato e leva os nossos problemas – dos pequenos aos grandes – e reivindicações para a diretoria. Que ajuda a organizar a nossa luta cotidiana e faz o nosso sindicato presente em todo lugar.

É importante ter Delegados Sindicais?

Sim! Todos os grandes sindicatos do país e muitos pelo mundo afora são grandes justamente porque estão organizados pela base. O sindicato não é um monte de salas com seus diretores. O sindicato é luta direta, no próprio local em que o trabalhador é explorado. E o delegado está lá todos os dias. O que torna a luta por nossos direitos e novas conquistas, coordenada pelo SINDSER, mais organizada e forte.

É difícil ser delegado sindical?

Não. Mas é muito sério. É necessário disposição para a luta. O delegado tem obrigações como: participar de todas as assembléias, ir a todas as plenárias de delegados, distribuir e discutir todos os comunicados e jornais do sindicato, estar sempre atento para ouvir e levar ao sindicato as propostas e críticas de seu local de trabalho. Enfim, estar sempre presente e batalhando no conjunto das campanhas da categoria.

Gostei da proposta. Como posso me tornar um delegado sindical?

Através de uma eleição direta em seu próprio local de trabalho. A cada 50 companheiros é eleito um delegado. Serão indicados aqueles que, dentre os candidatos, obtiverem a maioria dos votos válidos. A eleição será organizada pelo SINDSER em um calendário a ser previamente divulgado. Todo sindicalizado pode se candidatar e todos devem ajudar para o sucesso da eleição.

Que direitos tem o delegado sindical?

A um ano de mandato. Que só poderá ser revogado por decisão da maioria da base que o elegeu. O Sindicato procurará garantir, em acordo, a estabilidade desses companheiros. O delegado também poderá, sempre que achar necessário, produzir boletins específicos, bem como colocar notícias sobre sua base no jornal do sindicato.

Bom, companheiros, agora é trabalhar pelo sucesso dos delegados sindicais. Precisamos de muitos deles. Aí então o nosso movimento, dirigido pelo SINDSER, poderá lutar com mais força nestes tempos tão difíceis que vivemos.