Com mais emprego, arrecadação do FGTS cresce 72,5% em 2010

O aumento no número de empregos com carteira assinada fez com que os depósitos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) superassem os saques em R$ 11,9 bilhões em 2010.

Com isso, a arrecadação líquida foi recorde e ficou 72,5% acima dos R$ 6,9 bilhões registrados em 2009, até então o melhor desempenho anual do fundo.

A arrecadação bruta também foi a maior da história em 2010, somando R$ 71,79 bilhões. Já o valor dos saques em casos de demissão sem justa causa caiu pela primeira vez desde 2004, passando de R$ 30,96 bilhões para R$ 30,86 bilhões.

“A arrecadação foi maior também porque a massa salarial é maior. Isso mostra o bom momento do mercado de trabalho”, afirma Henrique José Santana, gerente nacional do FGTS na Caixa Econômica Federal.

Rotatividade menorPara o professor Amilton Moretto, do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) da Unicamp, o bom resultado é reflexo também da diminuição da rotatividade nos empregos, o que explica a queda nos saques por demissão.

“As empresas estão tentando reter seus trabalhadores porque têm perspectiva de continuidade do bom desempenho econômico”, explica.

(Fonte: MTE, na Agência Sindical)