Redução de acidentes: um objetivo a ser alcançado


Por Giovani Savi*

 

O dia 28 de abril é considerado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Este dia foi instituído como uma homenagem às vítimas de uma explosão ocorrida em 1969 nos Estados Unidos, que matou 78 mineiros. Nesta data são celebrados eventos no mundo todo para a conscientização dos trabalhadores quantos aos riscos de acidentes no trabalho.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, em todo o mundo, cerca de 270 milhões de trabalhadores são vitimados em decorrência de acidentes de trabalho todos os anos. Os dados de estatística de acidentes do trabalho no Brasil estão disponíveis a qualquer cidadão no site da Previdência Social.

O aumento das ocorrências acontece em um momento em que cada vez mais são feitos esforços para melhorar a segurança e saúde dos ambientes de trabalho em termos de legislação e de profissionais trabalhando na área. O aumento talvez ocorra de uma notificação cada vez mais próxima do que realmente acontece em matéria de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Isso coloca um desafio cada vez maior para a comunidade que se dedica à área de Segurança e Saúde do Trabalho. Soluções que possam diminuir acidentes e doenças do trabalho devem ser discutidas de forma ampla, planejadas e implementadas principalmente para as pequenas empresas onde o gerenciamento dos riscos ocupacionais é precário ou inexistente.

Talvez daqui a 10 anos seja possível comemorar esta data como um marco na prevenção de acidentes com números de acidentes do trabalho decrescendo.

 

*O autor é consultor em Segurança do Trabalho



Posts Relacionados

Open Popup