Bolsonaro: Funcionalismo público é o grande problema da Previdência


Bolsonaro: Funcionalismo público é o grande problema da Previdência

Por Carolina Freitas | Valor SÃO PAULO

O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, afirmou na noite do dia 10/10 em entrevista à TV Bandeirantes que considera o funcionalismo público o “grande problema” da Previdência no Brasil. Bolsonaro disse que nesse setor há uma “fábrica de marajás”.

O militar afirmou que, se eleito, vai acabar com as incorporações salariais no setor público e elevar a idade mínima de aposentadoria para homens deste grupo para 61 anos. “Vamos acabar com as incorporações (gratificações, entre outros) num primeiro momento, e vai com calma que você resolve”, disse o candidato.

“O grande problema é o serviço público. O resto você combate a fraude e o descaso. Serviço público, o homem se aposenta com 60 anos de idade. Vamos botar 61. Se você já botar 65, mesmo que seja mais na frente, você não vai aprovar. Porque a esquerda vai fazer uma campanha enorme dizendo que você vai se aposentar no cemitério. Se você fizer com calma, tu chega lá. Não adianta colocar remendo novo em calça velha. Dá para tratar desses assuntos vagarosamente”.

Bolsonaro citou ainda que, inicialmente, a proposta de reforma da Previdência de Michel Temer propunha aposentadoria de policiais militares com 65 anos. “Vai ser um fuzil ou uma bengala que o soldado vai usar? A expectativa de vida do policial no Rio é de 50 e poucos anos. Não pode tratar policial militar e Forças Armadas da mesma forma”.

Fonte: Por Carolina Freitas | Valor SÃO PAULO – Valor Econômico

Nota do SINDSER – Como vimos, Bolsonaro pretende fazer várias reformas na Previdência em relação ao servidor público, aumentando gradativamente o tempo de contribuição para se aposentar, até chegar aos 65 anos, ou talvez mais. Como ele mesmo disse na entrevista, não se pode chegar a uma idade de imediato, tem que ir aos poucos para driblar a rejeição popular e das entidades representativas que defende o interesse do funcionalismo.



Posts Relacionados