Dia 17/08 a partir das 07h no Pavilhão do Parque da Cidade – Participe
A capital federal receberá pela quarta vez a Marcha das Margaridas. Neste ano, a expectativa é de que 100 mil mulheres trabalhadoras do campo participem da ação que luta por desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade. A Marcha será nos dias 16 e 17 de agosto, no Parque da Cidade.
No dia 17, às 7h, as trabalhadoras rurais descerão em passeata pela Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional, onde realizarão ato às 10h. Ainda no dia 17, haverá ato de encerramento com o anúncio das respostas dos ítens da pauta de reivindicação da Marcha, com a presença da presidente Dilma Rousseff. A solenidade será às 15h, no Pavilhão de Exposição do Parque da Cidade.
Com 150 pontos de reivindicação, a pauta da quarta edição da Marcha das Margaridas traz sete eixos principais: biodiversidade e democratização dos recursos naturais – bens comuns; terra, água e agroecologia; soberania e segurança alimentar nutricional; autonomia econômica, trabalho, emprego e renda; saúde pública e direitos reprodutivos; educação não sexista, sexualidade e violência; democracia, poder e participação política. A pauta foi entregue ao governo federal em solenidade no dia 13 de julho.
A mobilização, que conta com a CUT na organização, foi fundamental para uma série de conquistas, como a criação do Programa Nacional de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural.
Histórico
Desde 2000, a cada três anos é realizada a Marcha das Margaridas. A atividade sempre acontece em agosto, pois neste mesmo mês, há 28 anos, Margarida Alves foi assassinada brutalmente por um matador de aluguel com uma escopeta calibre 12. https://credit-n.ru/order/zaymyi-prosto-kredit24-leads.html https://credit-n.ru/order/zaymyi-mangomoney-leads.html https://credit-n.ru/order/zaymyi-mili.html