Um caso que parecia uma simples conjuntivite de uma criança de um projeto social na Asa Norte acionou o alerta para uma doença pouco conhecida: o tracoma. A doença infecciosa, se não for tratada adequadamente, pode até mesmo levar à cegueira. Desde o início do ano, 65 casos da doença foram constatados no DF.
O projeto social atende cerca de 400 crianças e adolescentes. Uma delas foi levada pela mãe ao Hospital de Base com suspeita de conjuntivite, mas foi diagnosticado o tracoma. O fato chamou a atenção dos médicos, que pediram uma visita dos agentes da Diretoria de Vigilância Epidemiológica ao centro social. Lá, ficou constatado que 27 pessoas, entre adultos e crianças, tinham a bactéria nos olhos.
O tracoma, ocasionado pela bactéria Chlamydia trachomatis, é de fácil transmissão pelas secreções de nariz, olhos e boca, o que facilita a propagação da doença pelo uso de objetos pessoais, como toalhas, talheres e, no caso das crianças, pelos brinquedos. Por isso, a Secretaria de Saúde encaminhou rapidamente uma equipe da Gerência de Doenças Crônicas e Agravos Transmissíveis ao projeto social.
Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br
https://credit-n.ru/order/debitovaya-karta-unicredit-bank.html https://credit-n.ru/offer/kreditnye-karty-alfa-bank.html https://credit-n.ru/offers-zaim/vivus-potrebitelskie-zaymy-online.html