Foi homologado nesta quarta-feira (11), o resultado da licitação para elaboração dos projetos básico e executivo da expansão de 7,5 km de via e da construção de cinco novas estações do Metrô-DF. Serão duas novas estações e mais 2,5 km de via em Ceilândia, duas novas estações e 4 km de via em Samambaia e a primeira estação da Asa Norte, com 1 km de via, até a altura do hospital HRAN.
A estimativa da Companhia do Metropolitano é que mais de 30 mil novos passageiros passem a utilizar o sistema metroviário. Com esse incremento, o Metrô-DF passará a transportar cerca de 190 mil pessoas por dia. A adesão ao transporte metroviário é apontada por muitos especialistas como a solução para desafogar o trânsito nas cidades, diminuir as emissões de gases tóxicos e garantir mais segurança e agilidade aos usuários.
Outra grande vantagem que uma obra desse porte gera para a população é o desenvolvimento econômico das regiões vizinhas ao Metrô. Estudos técnicos mostram que as áreas próximas às estações são urbanizadas e os imóveis ao longo de toda a via são valorizados. Tudo isso gera qualidade de vida à população.
A previsão de conclusão do projeto é para o início do ano que vem, quando poderá ser realizada a licitação para as obras que devem ser iniciadas até o fim de 2013, com previsão de 24 meses para a conclusão. As obras serão custeadas com recursos do PAC.
Fonte: Jornal de Brasília
https://credit-n.ru/kreditnye-karty.html https://credit-n.ru/kurs-cb.html https://credit-n.ru/order/zaymyi-e_zayom.html