Até o fim deste mês, os agentes de trânsito do Distrito Federal passarão a portar uma arma não letal que dá choque, o taser. O Departamento de Trânsito (Detran-DF) informou que os policiais passam por um treinamento especial, tanto de manuseio do equipamento, quanto psicológico. São 220 aparelhos, cada um avaliado em aproximadamente R$ 1.416, que deverão ser portados durante todo o dia, independente de horário ou região.
Segundo o gerente de fiscalização e policiamento do Detran-DF, Marcelo Madeira, o objetivo do taser não é eletrocutar os motoristas, mas, sim, inibir agressões. “Registramos todos os meses casos de reações violentas por parte de motoristas e com essa arma eles ficarão imobilizados. Eles não receberão descargas elétricas, mas uma onda nos músculos equivalente à energia liberada pelo cérebro humano. Ou seja, o Taser não oferece riscos à saude, apenas deixará a pessoa sem reações violentas”, explica. De acordo com Madeira, há estudos internacionais e brasileiros, chefiados pelo Instituto do Coração, que comprovam que a arma não causa prejuízo à saúde.
O Detran-DF informou que todos os agentes de trânsito possuem porte legal de arma de fogo e, por isso, já estão preparados para manusear o taser de forma segura. O departamento divulgou ainda que os habilitados a portar o aparelho passarão por treinamentos constantes e avaliações psicológicas de forma periódica.
A arma ficará visível ao motorista, é de cor amarelada e produz uma energia de 0,004 amperes (para se ter uma idéia, o formigamento sentido pela pessoa quando leva um “choque” ao tocar em uma lâmpada é de 1 ampere). O taser deve começar a ser utilizado já no fim deste mês ou no início de novembro.
Fonte: CorreioWeb.com.br
https://credit-n.ru/order/kreditnye-karty-sovkombank-halva.html https://credit-n.ru/kredit/kredit-vostok.html https://credit-n.ru/order/zaim-moneykite.html