Classe trabalhadora é prejudicada com manutenção da Selic, apontam centrais
As principais centrais sindicais do Brasil – como a CUT – se reúnem amanhã, dia 19, para um ato pela redução da taxa de juros e o desemprego. A ação ocorre no primeiro dia da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), que irá discutir um possível ajuste da taxa básica de juros, a Selic.
A Selic serve de referência para a economia brasileira. Quando essa taxa está alta, os bancos optam por emprestar dinheiro ao governo, “cliente” preferencial das instituições financeiras, dificultando o acesso ao crédito pelos consumidores e para investimentos. Já quando a taxa cai, os bancos precisam fazer empréstimos aos consumidores para obterem lucro.
O ato será realizado às 10h, em frente ao Banco Central, na Avenida Paulista, 1084, no bairro Cerqueira César, na capital paulista.
As centrais rechaçam a manutenção da Selic e defendem a redução dos juros como caminho para o desenvolvimento, com geração de emprego e aumento da renda. Faz um ano que a taxa está em 14,25%, a maior em uma década, e o mercado tem pressionado o BC pela manutenção.
Serviço
Ato pela redução da taxa básica de juros
Dia: 19 de julho (terça-feira)
Horário: 10h
Local: Sede do Banco Central em São Paulo, na Avenida Paulista, 1840
Fonte: CUT https://credit-n.ru/order/zaymyi-webbankir-leads.html https://credit-n.ru/kredit/kredit-alfa.html https://credit-n.ru/offers-zaim/turbozaim-zaimy-online-bez-otkazov.html