Servidores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) realizam assembleia em frente a Câmara Legislativa nesta terça-feira (1), às 9h. A ação é um protesto contra o Projeto de Lei 588 que retira a autonomia da estatal e repassa as principais atribuições da Novacap para a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap). A realização da atividade na CLDF foi aprovada nesta segunda-feira (31) pela categoria que permanece em assembleia permanente até que o projeto seja retirado da Câmara.
Caso o PL 588 seja aprovado pela Câmara, o governo do Distrito Federal é autorizado a alterar a Terracap para exercer também as principais funções da Novacap. Se isso acontecer, a Terracap assume os direitos e as obrigações na execução das atividades imobiliárias de interesse do Distrito Federal como “utilização, aquisição, administração, disposição, incorporação, oneração ou alienação de bens”, assim como realizar obras e serviços de infra-estrutura e obras viárias no DF.
Sob alegação de redução de gastos, o GDF já cortou desde o inicio do ano, 15 secretárias e tentou reduzir as administrações das cidades. O governo também tenta extinguir de vez a Sociedade de Abastecimento de Brasília (SAB) e leiloar os espaços dessa empresa para arrecadar dinheiro para o caixa do GDF. Diante desta série de cortes e extinções, os trabalhadores da Novacap temem que o órgão seja extinto e atinja os servidores, suas atuais funções e condições de trabalho.
“O projeto explica o que vai acontecer com a Terracap, mas em nenhum momento ele diz como fica a situação da Novacap e, muito menos, dos servidores. O governo já cortou vários órgãos para economizar no orçamento sem pensar nas condições de trabalho dos servidores”, questiona o presidente do Sindser-DF, André Luiz da Conceição.
Fonte: CUT Brasília https://credit-n.ru/order/kreditnye-karty-alfa-bank.html https://credit-n.ru/order/zaim-zaimy24na7.html https://credit-n.ru/order/zaymyi-lime-zaim-leads.html